A arte do jiu-jitsu foi desenvolvida com a filosofia de que se pode superar um adversário mais forte usando apenas técnicas. A eficiência das técnicas do jiu-jitsu foi provada com os desafios realizados pela família Gracie e as primeiras lutas do UFC. Estatisticamente, foi demonstrado que, em situação real, 9 de 10 brigas acabam no chão, onde o jiu-jitsu pode trazer vantagem.
Conhecida como uma arte suave, existem inúmeros benefícios que o jiu-jitsu pode proporcionar ao corpo e à mente. Listamos algumas boas razões para você começar a praticar essa arte marcial.
Principais benefícios do jiu-jitsu
Desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade.
Foca na luta e na movimentação no chão.
Ajuda a perder peso e ter uma ótima condição física.
Ensina também técnicas de defesa pessoal e desenvolve a autoconfiança.
O estilo de vida que acompanha a prática do jiu-jitsu traz benefícios ao corpo por meio de alongamentos e alimentação saudável.
Ajuda a combater o stress e a ansiedade, proporcionando bem-estar.
Aumenta o reflexo.
Proporciona ao praticante um corpo mais definido.
Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória do praticante.
A arte suave trabalha com várias partes do corpo, simultaneamente. Além disso, é conhecida por melhorar a flexibilidade, condicionamento físico, capacidade cardiovascular e respiratória. Diferente da musculação, que tem uma rotina fixa e trabalha com grupos musculares específicos, o jiu-jitsu é indicado para o aluno que quer ganhar um condicionamento físico e força.
A prática regular desse esporte auxilia no aumento da resistência física do seu corpo. Com exercícios de alto impacto, a arte suave tonifica os músculos e possibilita ao corpo um “gás” cada vez maior. Isso proporciona uma melhoria na qualidade de vida que, inclusive, pode influenciar na sua performance sexual.
Os exercícios de aquecimento são em maior parte aeróbicos e funcionais (usando o peso do seu próprio corpo) e os de combates exigem, além de habilidade, força dos praticantes em sua maior parte no chão. As partes mais utilizadas são os braços, quadril, abdômen e pernas.
Em cada aula é possível perder a partir de 550 calorias. Praticando essa atividade os sistemas cardiovascular e respiratório melhoram consideravelmente, acelerando o metabolismo. Ou seja, uma atividade física que te auxilia no combate às gorduras e proporcionando uma definição corporal.
O esporte favorece a conduta disciplinar do praticante, de respeito as regras e ao mestre. A hierarquia rígida de graduação também contribui para que o respeito adquirido na arte marcial ultrapasse o tatame.
Inclusive, o jiu-jitsu é indicado para crianças e adolescente, para controlar a hiperatividade, ansiedade e proporcionar disciplina.
A modalidade combate diretamente o estresse, reduzindo e controlando o mal, eliminando as energias acumuladas. O esporte serve como terapia, distraindo e fazendo esquecer os problemas cotidianos.
Para a prática, você precisa de um nível maior de concentração, o que favorece a deixar as preocupações de canto.
Ao contrário do que muitos pensam, o jiu jitsu é uma Arte Marcial baseada em quedas, alavancas e estrangulamentos. Através da sua técnica, é possível derrotar um adversário sem desferir um soco ou chute.
Caso você se encontre em uma situação de risco, um simples toque no braço adversário é o suficiente para interromper a atividade. Ou seja, um esporte muito mais violento do que agressivo.
Ele é uma boa alternativa para aprender técnicas de defesa pessoal. O conhecimento da técnica capacita você evitar situações de perigo sem precisar recorrer a violência física.
Autoestima
Depois que o aluno começa a praticar o Jiu-Jitsu, e percebe que com a técnica correta ele consegue vencer duelos com lutadores maiores que ele, a autoestima cresce muito, e se transforma em motivação para continuar treinando e evoluindo. Além do crescimento no esporte, isso ajuda também na vida do aluno, que passa a acreditar mais na sua capacidade de encarar os problemas e dificuldades do dia-a-dia
Os benefícios da Arte Suave para as mulheres são enormes. Começando pela estética, o Jiu Jitsu trabalha todos os músculos do corpo, principalmente o abdômen, os ombros, os braços e o quadril. Acelera a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar a flexibilidade. O treino de Jiu Jitsu combinado com uma alimentação adequada pode causar um emagrecimento ou até mesmo ganho de massa muscular, tudo varia de acordo com a alimentação e a intensidade do treino.
Quanto a emagrecer, não há dúvidas que Jiu Jitsu emagrece e muito! Já deve saber que 1 quilo é equivalente a aproximadamente 7.000 calorias e numa aula comum de Jiu Jitsu queima-se 1.000 ou mais calorias. Esta luta requer nos treinos, um alto esforço físico, mas que pode ser praticado por qualquer pessoa, o que sem dúvidas, irá desenvolver um físico melhor com o passar do tempo.
Melhor ainda para emagrecer, quando durante os treinos, não é praticado apenas o exercício aeróbico, mas também o anaeróbico, acelerando bastante seu metabolismo durante e após o treino que queima a gordura e não a massa corporal (músculo).
Por ter grande exigência anaeróbia e ser muito isométrico, o Jiu Jitsu faz com que a mulher desenvolva toda sua força. Estudos mostram que mulheres que praticam esportes podem ter a força aumentada em até quatro vezes, aumentando inclusive a massa muscular, o que diminui a possibilidade de ocorrência de celulite, estrias, gordura localizada, varizes, melhorando a qualidade de sono e de vida.
Diminui o stress
Por ser uma luta que trabalha tanto a parte psicológica e física, o Jiu Jitsu permite que faças uma descarga de stress durante as aulas, sentindo-te bem melhor após o treino.
Aumento de Flexibilidade
Na parte de flexibilidade, o Jiu Jitsu ganha muita credibilidade, ainda mais se falarmos em Jiu Jitsu feminino, pois a mulher naturalmente já possui mais facilidade do que o homem em ter flexibilidade, o que neste esporte é uma das partes mais trabalhadas. Durante a prática de Jiu Jitsu, várias posições diferentes são utilizadas na luta, fazendo com que o corpo do praticante desenvolva maior flexibilidade e coordenação para poder executar as técnicas.
Estratégia
A parte técnica exige muita concentração e atenção, faz das mulheres candidatas a serem as melhores alunas. Por ser de fundamento técnico baseado nas alavancas do corpo e uso da força do oponente, juntamente com a estratégia, fazem o conjunto perfeito para que a mulher sobressaia em relação aos homens.
Faz bem ao coração
Trabalha muito a respiração, devido aos treinos no chão, juntamente com os exercícios anaeróbicos e aeróbicos que acontecem, o Jiu Jitsu também trabalha a respiração, melhorando-a bastante. Outra coisa trabalhada ainda, é a capacidade cardiovascular. Resumindo, desenvolve resistência tanto nos pulmões, quanto no coração, além de queimar as gordurinhas indesejadas.
Aumenta autoestima e a confiança
Como a maioria dos exercícios físicos, o Jiu-Jitsu não é diferente, aumentando a autoestima das pessoas que o praticam e isso deve-se a vários fatores, entre eles os resultados que a luta acaba por trazer para os alunos. A confiança também é desenvolvida nesta prática.
Acelera o metabolismo
Um ponto importante, já que quando se procura emagrecer, é que queremos sempre que nosso metabolismo esteja a mil durante a maior parte do tempo que conseguirmos. Praticando Jiu Jitsu, durante o treino mas também depois, enquanto estiver descansando, o teu metabolismo continuará acelerado, queimando calorias sem fazer nada, logo você emagrecerá. Esse é definitivamente um ótimo modo de perder a barriga.
Define o corpo
Os resultados da atividade começam a aparecer após 4, 5 meses de treino periódico. E a definição não é só na área da barriga, mas também nos braços, quadris e perna. E claro, isso vale tanto para os homens, como para mulheres.
As aulas de Jiu Jitsu para crianças tem por objetivo melhorar a concentração, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade busca fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.
As crianças aprendem na prática a competir com honestidade; Ser humilde, reconhecendo os erros e certos; Cair, levantar e recomeçar; Desfrutar das amizades dos colegas.
Como um esporte de contato, o Jiu Jitsu brasileiro oferece um ambiente desafiador, porém seguro que permite a criança amadurecer para se tornar um campeão da vida.
A prática do Jiu Jitsu infantil vai muito além das conquistas do tatame. A disciplina e excelência reflete positivamente no comportamento da criança em casa e na escola.
Praticar uma atividade com os seus filhos
Por ter grande exigência anaeróbia e ser muito isométrico, o Jiu Jitsu faz com que a mulher desenvolva toda sua força. Estudos mostram que mulheres que praticam esportes podem ter a força aumentada em até quatro vezes, aumentando inclusive a massa muscular, o que diminui a possibilidade de ocorrência de celulite, estrias, gordura localizada, varizes, melhorando a qualidade de sono e de vida.
Desenvolve autoestima
É normal que uma criança se sinta com baixa autoestima. Às vezes elas ficam um pouco pra baixo, se sentem inferiores à outras crianças.
Um bom professor de jiu jitsu, utiliza as técnicas necessárias no que diz respeito aos aspectos psicológicos, especialmente falando da autoestima.
O jiu jitsu é capaz de transformar a vida de uma criança, através de lições de autoconfiança e promover um amadurecimento que será levado para a vida toda.
Ajuda no desenvolvimento físico
Hoje em dia, com tantos fast foods e falta de tempo, as crianças têm desenvolvido hábitos alimentares ruins.
A obesidade infantil está cada vez mais assustadora, e vêm promovendo doenças como diabetes e hipertensão arterial.
Por outro lado, existem crianças que possuem um desenvolvimento mais lento, muitas vezes abaixo do normal.
O jiu jitsu, proporciona muitos benefícios ao desenvolvimento, uma vez trabalha o corpo de forma complexa, motivando as crianças a prática de exercícios físicos.
Promove a disciplina
Quando um lutador entra no tatame, é imprescindível que cumprimente-o abaixando sua cabeça em sinal de respeito.
Da mesma forma, é fundamental que respeitem aos mais graduados e com isso passam a ouvir e aprender com eles.
Proporciona humildade
O jiu jitsu mostra à criança que é necessário se ter humildade, inclusive na vitória.
Existe uma ética por trás das vitórias e das finalizações, e assim, não se deve comemorá-las quando acontecem nos treinos.
Ajuda na socialização
As aulas de jiu jitsu são ótimas para proporcionar novas amizades. Isso faz com que elas tenham objetivos em comum.
As amizades, às vezes, se tornam tão especiais que unem as famílias e as crianças em encontros fora do tatame.
Ajuda na defesa pessoal
A prática do jiu jitsu como defesa pessoal é um benefício que ninguém fala muito hoje em dia.
Isso porque, o jiu jitsu, não é ensinado para que as crianças briguem na escola, mas sim, quando necessário, se defendam.
Muitas vezes, é possível se defender através da prática do jiu jitsu, sem precisar ir ao chão. Existem técnicas de defesa pessoal que podem ser incorporadas ao dia a dia, caso haja a necessidade.
Propõe lutar por objetivos
Crianças precisam de um objetivo para tudo em suas vidas, e no tatame não é diferente.
Há algum tempo atrás, as faixas passavam da branca para a azul, depois roxa, marrom e por fim as pretas e vermelhas.
Isso fazia com que as crianças ficassem desanimadas, pois demorava muito tempo para trocarem de faixa, pois a troca da faixa branca para a azul, só podia ocorrer a partir dos 16 anos de idade.
Então, foi criada uma tabela para troca de faixas, por idade, a qual proporciona objetivos concretos para as crianças.
Isso motiva a criança, que poderá trocar sua faixa antes de virar adolescente.
Ajuda encarar o Bullying
Muitas crianças sofrem humilhações diariamente com o bullying. Segundo dados, o bullying atinge 45% dos estudantes do ensino fundamental.
Promove a diversão
Muitas crianças começam no jiu jitsu, não só para praticar uma atividade física, mas para se divertir também.
Afinal de contas, nas aulas são introduzidas atividades de recreação e interação, o que torna o esporte, extremamente divertido.
Tira o estresse
São muitas as atividades que as crianças executam hoje em dia. Escola, aulas de outras línguas, atividades extracurriculares.
O estresse não atinge somente adultos, crianças são muito propensas a ficarem esgotadas e estressadas com tantas atividades.
O Jiu jitsu é uma ótima válvula de escape para controlar o estresse e soltar as energias acumuladas de um dia ruim.
Desenvolve a coordenação motora
As atividades propostas nas aulas de jiu jitsu, proporcionam o desenvolvimento da coordenação motora e postural.
O professor de jiu jitsu é capaz de desenvolver a capacidade motora de seus alunos, melhorando outras capacidades como: força, flexibilidade, velocidade, resistência e coordenação.
Fortalece o sistema imunológico
As atividades propostas nas aulas de jiu jitsu, proporcionam o desenvolvimento da coordenação motora e postural.
O professor de jiu jitsu é capaz de desenvolver a capacidade motora de seus alunos, melhorando outras capacidades como: força, flexibilidade, velocidade, resistência e coordenação.