A alimentação adequada é uma grande aliada para o sucesso de lutadores durante competições ou treinamentos.
O acompanhamento nutricional faz a diferença para o esportista e esses resultados podem ser facilmente observados nos tatames e nos ringues.
Durante o treinamento o metabolismo predominante durante o esforço físico é o anaeróbico, treino de alta intensidade sem gasto de oxigênio. A principal fonte de energia utilizada é a glicose proveniente dos estoques de glicogênio musculares, que está diretamente associado com a capacidade de realização dos movimentos. Por isso, que a dica mais importante é jamais treinar em jejum ou de barriga vazia!
Por isso, aí vão algumas dicas do que comer antes e depois do treino de Jiu-Jitsu, que valem tanto pra você que quer começar a treinar, tanto para quem já está treinando.
A primeira dica é: não treine em jejum. Faça uma refeição pelo menos uma hora antes do treino. Seu corpo perde, em média, 1000 calorias em um treino de Jiu-Jitsu. Por isso, se você não se alimentar antes de treinar, você não vai conseguir completar o treino de forma eficiente.
Para melhorar o desempenho no treino, dê preferência por consumir alimentos mais leves, e que te proporcionem maior energia. Carboidratos como a batata doce, possuem baixo índice glicêmico, e vão te gerar mais energia por um período mais longo. Se for consumir pão, dê preferência ao integral, já que a farinha branca pesa mais no estômago.
Alimentos como abacate e castanhas, além de possuírem gorduras boas, também são boas fontes de energia que não causam aquela sensação de estufamento. Frutas também são uma boa fonte de energia e açucares de digestão lenta, que vão evitar picos de hipoglicemia durante o treino.
Após um treino desgastante, seus músculos vão precisar de proteínas. Por isso, dê preferência por consumir carnes como frango e peixes. Mas, somente as proteínas não são suficientes para a recuperação muscular e ganho de massa. Por isso, consuma também carboidratos. Se conseguir unir os dois, como em um sanduíche de pão integral com peito de peru, ou frango desfiado, com queijo branco, por exemplo, será um pós treino bem equilibrado.
O consumo de líquidos também é fundamental. Consumir água antes e depois do treino é muito importante.